Lembranças de Sisters Of Avalon





















































































Pode não parecer mas Sisters Of Avalon está completando 11 anos. Foi lançado primeiro no Japão em 1996 e nos demais países dia 1º de abril de 1997. Um álbum trabalhado nos mínimos detalhes e com todo o acompanhamento de Cyndi Lauper. Cyndi queria toda a equipe unida em seu apartamento mas como não coube, ela resolveu alugar um casa em New York. Eles ficaram nela de abril a julho de 1996. Trabalhavam seis dias por semana, segundo Cyndi, ninguém aguentava olhar mais para cara um do outro. Outro detalhe foi que a empregada da casa era brasileira e ninguém entendia o que ela falava. O único livro que Cyndi tinha escrito em português era sobre depósitos bancários. A sorte foi que uma moradora local entendia português.




Acompanhe agora a estória deste maravilhoso álbum, desde a origem das músicas até o processo final.




Sisters Of Avalon






Por que Cyndi faz uma referência a Avalon no título deste álbum? Bem, Cyndi leu o livro " As Brumas de Avalon " de Marion Zimmer Bradley. O livro conta a lenda Arturiana do ponto de vista das mulheres (a Mãe de Arthur, Guinevere, e Morgaine (Ou Morgan Le Fay). Ela achou este livro tão forte que ela leu tudo de modo que fosse grandioso. E então fez uma referência no título do álbum.




A gravação do álbum começou no dia 29 de abril e terminou no começo de julho de 96.




Durante a Twelve Deadly Cyns Tour, Jan (Pulsford) e eu co-escrevemos uma canção chamada Sisters of Avalon. Depois da excursão, eu falei com Steve Barnett. Nós fizemos uma grande canção que nos dá um sentimento muito bom. E quando eu contei o título, ele disse que seria agradável para o próximo álbum que o título fosse esse. Como eu e Jan somos as irmãs de coração, as Irmãs de Avalon era um título muito bom. Assim é Catherine Russell, Kat Dyson e outros colaboradores homens deste album.




Sisters Of Avalon (Irmãs De Avalon)




Durante a Twelve Deadly Cyns Tour eu viajei pela América do Sul, Argentina, Hong-Kong, Nova Iorque, etc. e escrevi esta canção com Jan Pulsford. Esta canção não se trata sobre Deus, mas sim sobre a Mãe de Deus, eu quiz falar este lado maternal, eu quiz cantar sobre este maravilhoso amor..




Ballad Of Cleo & Joe (Balada De Cleo & Joe)




Eu comecei a escrever esta musica quando eu estava no Tennessee e terminei em NY. Eu me encontrei com uma Drag Queen e viajamos juntas durante a Twelve Deadly Cyns Tour e a essa canção se trata disso. A canção fala sobre você disfarçar a si mesmo como uma mulher que se sente como uma rainha e te da uma determinada habilidade a certas pessoas, mas isto perante a sociedade não é uma coisa certa a fazer. Eu não acredito como ainda há loucos assim. Algumas pessoas são diferentes de outras pessoas, e eu não queria pensar que existem loucos que não aceitam essa diferença.




Fall Into Your Dreams (Caindo Dentro Dos Seus Sonhos)




Eu comecei a escrever esta musica em 1994 com Jan Pulsord. Esta versão demonstrativa é usada no filme "Unhook the Stars ". A existência de versões diferentes de uma mesma canção é muito interessante para mim e eu penso que isso é maravilhoso.




You Don´t Know (Você Não Sabe)




Eu escrevi isto quando estava chateada. Quando nos sentimos tão fortes que nós queremos pertencer a algo, nos sentimos como se nós fôssemos colados e com isso não podemos ver o que é certo e o que é a verdade. Nós somos seres humanos que pode falar um ao outro e ficar em sua própria posição: não tendo que pertencer há um determinado grupo se você não quiser. E nós não temos que atacar um ao outro como fazem os cachorros. PS: O irmão de Jan, Nigel Pulsord é o guitarrista nesta canção. É maravilhoso como os irmãos estão relacionadas na música. Eu às vezes vejo meu irmão e minha irmã nessa música.




Love To Hate (Amor Para Odiar)




Como " You Don´t Know ", esta canção também surgiu quando eu estava muito chateada. A história é assim: Um dia, eu fui a um bar cheio de pessoas que estavam lidando com negocios de espetáculo. Eles não sabem qualquer coisa sobre o assunto, mas estavam conversando sobre artistas. Eu penso que isto é tão terrível o quanto eles não se preocupam com outros, mas o assunto se fixou nisso! Eu disse que estava tentando algo novo, um homem me disse " Ei, isto não é possível para você e até mesmo porque esta é coisa ruim para fazer " (os Leitores não sabe o que Cyn estava tentando para fazer) Então eu pensei : "Quem decidiu que isto é ruim"? Eu estava tão furiosa. Eu poderia dizer que até mesmo se ele finge ser um bandido, dentro dele existe uma pessoa muito conservadora, que segue bem firme ali dentro. Assim, este sentimento que eu tive, me fez pensar nesta canção. Nigel Pulsford e William Witman deram o acabamento instrumental nesta canção e eu também toco guitarra nela.




Hot Gets A Little Cold (Quente Se Põe Um Pequeno Frio)




Em primeiro lugar, eu quis cantar sobre Edward que era meu amigo quando eu tinha 9 anos. Eu tentei terminar esta canção com Catherine Russel mas não foi bem trabalhada e teve um pequeno impace. Pois ela não sabia nada sobre Edward. Então moldamos ela de uma forma mais simples " agora se tratava de uma canção de amor.




Unhook The Stars (Desprendendo As Estrelas)




Era o tema principal do filme (Unhook The Stars). Meu marido me perguntou por que você não faz uma canção para este filme? Então eu pensei bem, essa é a minha decisão afinal de contas, eu compus esta musica com Jan. Então quis aperfeiçoa-la para se tornar um tema.




Searching (Procurando)




Esta foi a primeira canção que Jan e eu fizemos juntas. Esta é uma canção comemorativa para mim. Eu canto sobre um processo em mim e eu estava feliz de encontrar uma pessoa que sentia o mesmo sentimento que eu .




Say A Prayer (Faça Uma Oração)




Esta canção foi feita no início de 94. Originalmente, estava planejando cantá-la com Trick. Através dele eu conheci Mark Saunders. Algumas pessoas me falaram: " Por que você fala em vez de cantar? Todo o mundo quer o ouvir essa canção em forma de conversa ". Mas eu fiz do modo que eu quis fazer de qualquer maneira. Esta canção nasceu quando eu ouvi a história de meu amigo. Eu comecei a pensar em minha vida ...e pensei, algumas pessoas morrem com sofrimento ou outras com tedio isso é algo incrível.




Mother (Mãe)




Jan começou a escrever esta canção no Hotel Okura em Tóquio. Jan e eu terminamos ela Connecticut e Tennesse. Shang Shang Typhoon fez a harmonia nesta canção. Como a canção começou a ser escrita em Tóquio, eu e Jan precisavamos de alguém como Shang Shang Typhoon envolvido nesta canção. Eles (grupo de S.S. Typhoon) têm uma existência muito misteriosa, eu sinto como se eles estivessem vindo de um outro planeta mas quando eles entraram em nosso ritmo, eu percebi que eles são realmente maravilhosos. Esta canção é sobre nossa terra, a re-descoberta da terra. Nós, vivemos numa civilização em forma útero materno . Eu também tenho um útero porque eu sou uma mulher e eu tive que mudar o modo que eu penso quando eu percebi que esta civilização está toda conectada pelo útero de uma mãe... Eu escrevi esta canção num dia em que a lua parecia tão azul que isso me inspirou a cantar sobre esta terra e nós... é muito memorável.




Fearless (Destemido)




Eu tenho uma teoria nesta canção de um artigo que falava sobre os padrões de ação de um ser humano que é destemido. Eu pensei: Talvez eu sou um pouco covarde porque eu não tive coragem o bastante para fazer o que eu realmente quis fazer. A frase ' eu acho que a hipocrisia é a luz em meu coração¿, parecia com uma vela acesa. Nesta canção, eu estou nua e indefesa, muito diretamente, simples, e honesta com o meu coração.




Brimstone And Fire (Enxofre E Fogo)




Em primeiro lugar, esta canção nasceu através do boné vermelho do meu marido. Havia um fogo amarelo nele, então veio a frase ' Brimstone e fire' em meu coração. Então eu joguei um trocadilho e fiz uma canção. De repente eu comecei a pensar em minha grande irmã. Ela é lésbica e é maravilhosa mas embora exista mulheres para mulheres, os homens para as mulheres, existe um truque, mentiras e conversas. Também, o mesmo acontece dos homens para homens. Então eu pensei, será interessante se eu fizer uma canção sobre 2 mulheres que estão sempre juntas. Bem, mas esta canção não é uma canção de amor lésbico. É uma canção sobre 2 mulheres juntas o todo o tempo. Se trata de identidade feminina. Fazendo esta canção, Jan e eu rimos muito " Ei! nós sempre estamos juntas!"




Early Christmas Morning _ Bônus Only Japan (Manhã de Natal)




Eu escrevi esta canção sentanda a beira da lareira em minha casa em Connecticut. Esta musica foi arranja por Shang Shang Typhoon. Nestes dias eu sempre celebro o Natal no Japão, assim eu quis fazer uma canção de Natal com sons japoneses. Para fazer este álbum, eu escrevi canções em muitos lugares no mundo e há muitos fatores e influencias musicais. Eu fui pega de surpresa com o sucesso de tantas misturas e fatores totalmente diferentes em um álbum.




Créditos (está em inglês mas é fácil a tradução):





Produced by: Cyndi Lauper, Mark Saunders, Jan Pulsford
Mixed by:Mark Saunders, William Wittman
Engineered by:Mark Saunders, Matt Gregory


Technical Assistant:
Seth Glassman, Erik Marchal, Ken McKim, Allen Wentz, Dave Shotzberger
Production Coordinator: Robin Irvine


Accordions: Charlie Giordano
Acoustic Guitar:Mark Saunders
Acoustic Piano:Jan Pulsford
Additional Lead Guitar:William Wittman
Background Vocals:Kat Dyson, Cyndi Lauper, Catherine Russell, Shang Shang Typhoon
Bass:Ron Jenkins, Jan Pulsford, Mark Saunders
Bass recorder:Cyndi Lauper
Drums:Scooter Warner
Drum Loops:Mark Saunders
Drum machine:Jimmy Bralower
Drum Programming:Jan Pulsford, Mark Saunders
Dulcimer:Cyndi Lauper
Electric Guitar:Mark Saunders
Guitar:Larry Campbell, Kat Dyson, Cyndi Lauper
Harmonium:Jan Pulsford
Horn Section:Larry Etkin, Daniel Levine, Tom Malone
Japanese Banjo:Shang Shang Typhoon
Keyboards:Jan Pulsford, Mark Saunders
Lead Guitars:Nigel Pulsford
Loops:Jan Pulsford
Mandolin:Catherine Russell
Omnichord:Cyndi Lauper
Percussion:Shang Shang Typhoon
Rain Loop:William Wittman
Samples:Jan Pulsford
Siturn:Larry Campbell
Slide Dulcimer:Cyndi Lauper
Synthesizers:Jan Pulsford
Tennessee Music Box:David Schnaufer
Violin:Larry Campbell
Vocals:Cyndi Lauper
Wha Wha Guitar:William Wittman
Zither:Cyndi Lauper


Exterior photography: Joann Toy
Interior photography: Cyndi Lauper, Jan Pulsford, Mark Saunders, Matt Gregory
Art Direction: Cyndi Lauper, Carol Chen
Design: Rita Karidis
Cover Typography: Sean Evans
Management: Linda Goldstein
Assistant to Cyndi: Bobbie Besiack



(Co-)escritores deste album:
13 canções
Cyndi Lauper
11 canções
Jan Pulsford
1 canção
Catherine Russell


Mixed by Mark Saunders, except Love To Hate, Hot Gets A Little Cold, Fearless mixed by William WhitmanEngineered by Mark Saunders & Matt Gregory at Mobile Studio Facilities provided by Geoff Daking,except:Love To Hate, Hot Gets A Little Cold, Fearless mixed by William Whitman at Pie Studio;Unhook The Stars recorded and mixed at Pie Studio;Fearless mixed at Electric Lady StudiosShang Shang Typhoon recorded at Sister's Mobile in Tokyo
Gear Rentals: DreamHire, Millbrook Sound (Paul Orifino), John Siket, Mark Russel.




Singles deste álbum




Sisters Of avalon 1996;


You Don't Know 1996;


Ballad Of Cleo and Joe 1997 (# 100 na lista da Billboard em 1997).
















Comentários